Atributos
Os atributos são pontos que dizem sobre as habilidades de seus personagens. São eles que definem se alguém vai ser bom em duelos mágicos, se conseguirá realisar algumas tarefas, etc.
O Saphire tem apenas cinco atributos, sendo que 18 pontos devem ser distribuídos entre elas com o mínimo sendo 1 e o máximo sendo 5.
Alguns desafios oficiais do Saphire terão como "prêmio" pontos de atributo, outros necessitaram de um mínimo de pontos em certo atributo para que tal personagem participe. Por exemplo: quando o desafio for sobre perguntas onde a inteligência predomina, personagens com pontos baixos de inteligência não poderão participar de tal desafio. Porém se a tarefa exigir força física e reflexos, como o torneio de esgrima, o seu personagem terá de ter desenvolvido tais atributos.
Os atributos são:
• Força Física: É o que define se seu personagem é forte ou não. É este atributo também que define o quanto de danos o seu personagem causa no oponente em determinada situação (pode ser uma briga de adolescentes ou até um torneio oficial).
• Inteligência: É o que define se seu personagem terá boas resoluções em testes, em situações onde a força não é necessária, e sim a capacidade de resolver problemas. Esse atributo lida com a memória e lógica.
• Agilidade: Envolve todo o movimento do corpo, ao desenvolver esse atributo seu personagem poderá correr mais rápido, equilibrar-se com mais facilidade, dançar, fazer acrobacias e esquivar-se de ataques.
• Artes Ocultas: Envolve toda a magia do ser. Um personagem com pontos de Artes Ocultas desenvolvidos terá mais facilidade em realisar e defender-se de feitiços. Também tem haver com a arte do disfarce, um bom mago sempre sabe ser um bom espião.
• Reflexos: Diferente da agilidade, o reflexo não é a capacidade de se esquivar de ataques durante as lutas, mas sim de defender-se, sem fugir ou enganar. Também serve para esportes e esgrima.